domingo, 16 de junho de 2013

Você acredita em viagens do tempo? #9

Por ser um assunto ainda desconhecido para a humanidade, viagens no tempo carregam várias dúvidas abrindo diversas possibilidades de realidade, já que se trabalha com uma coisa que a ciência não mexe: o tempo; o conceito de passado, presente e futuro.

Nessa última postagem da série você poderá ver 6 possibilidades caso alguém viaje no tempo.

6 possibilidades de viagens no tempo

1. Tempo imutável
Se algo aconteceu no passado, por mais que alguém viaje no tempo esse evento sempre vai acontecer da mesma forma. Ex.: se um parente seu sofresse um acidente, e você viajasse no tempo, não conseguiria impedir o acidente que ocorreria da mesma forma.

2. Nova linha temporal
Diferente da possibilidade 1, nesse caso se o acidente citado ocorresse, e você voltasse no tempo, poderia evitar o acidente criando uma nova linha temporal alternativa diferente da primeira. Segundo John Titor () essa é a possibilidade predominante.

3. Ondulações de Mar de Dirac: novo passado transitório
Um sujeito inventa uma máquina do tempo, mas quando está prestes a apresentá-la ao mundo, um incêndio irrompe no seu hotel. Prestes a morrer, ele aciona a máquina e volta ao passado. Consegue mudar o passado, e vivê-lo numa boa, mas quando chega ao momento da sua saída (digamos, 3 de fevereiro de 2017), aquele passado se desfaz e ele volta ao hotel em chamas. Novamente ele volta ao passado, novamente vive anos, mudando tudo, até mesmo detendo e prendendo o cara que incendiou o hotel, mas não tem jeito. Quando chega o dia do incêndio, tudo volta ao original... E ele continua sempre voltando ao passado e sempre gastando alguns segundos para fazê-lo, ficando cada vez alguns segundos mais próximo de ser inevitavelmente morto pelo incêndio...

4. A natureza te impune pelo paradoxo
Nesse caso, se você querer se encontrar consigo mesmo no passado, a natureza vai lhe impedir com uma barreira e assim consertar o paradoxo.

5. O que é mudado é compensado para ficar com o futuro original
A ideia básica é: o passado pode ser mudado, sim, mas a partir daí novos fatos históricos passam a acontecer de forma tal que, mesmo que ao fim de milhares ou milhões de anos, tudo volta a ser como na linha temporal original...

Tipo... você volta ao passado e mata Gengis Khan ainda jovem. A história muda, sim, mas os fatos tendem a progressivamente compensar a falta de Gengis Khan, de forma que mais cedo ou mais tarde, nem que seja no ano 2.200, ou mesmo no ano um milhão DC, temos a Terra exatamente igual a como seria na nossa linha temporal em que Gengis Khan viveu normalmente...

6. Efeito Borboleta
Ao mudar o passado, o presente deixa de existir e é substituído por um novo presente. Essa teoria é mostrada no filme de mesmo nome.

Referência: Info Brasília

``````````````````````````````````````````````````````````````````````````````
OUTRAS POSTAGENS DA SÉRIE:
1. Teorias científicas
2. Viajante do tempo na Times Square
3. John Titor: o viajante do tempo
4. Viajante do tempo derruba bolsa de Nova York
5. Viajante do tempo na fotografia do Museu
6. As pedras Dropa
7. Celulares no passado
8. Astronauta de mármore

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...