sábado, 28 de dezembro de 2013

Don´t hug me, I´m scared



Eu estava acessando o YouTube quando me deparei com um vídeo que mostrava uns bichinhos parecidos com os da Vila Sésamo. Inicialmente eu ignorei o vídeo, mas depois eu estava acessando o YouTube e lá estava o vídeo, mas dessa vez eu prestei atenção no título que dizia: “Don´t hug me, I´m scared” (Não me abrace, estou assustado). Achei isso estranho e decidi assistir o vídeo. No início é um vídeo bem infantil com uma musiquinha bem chiclete cantada por um caderno que nos ensina como ser criativos. Mas as coisas vão ficando estranhas e no final já fica um ar completamente assustador. Caso você ainda não tenha assistido ao vídeo:



Pesquisei na Internet uma explicação para esse vídeo. Encontrei no blog Medo B uma possível explicação pro vídeo. Confira:

“A música gruda na cabeça, né? Enfim, o ambiente leve do vídeo esconde uma história sinistra. Mostra que em apenas alguns segundos as coisas podem dar muito errado. Descreve como nós, seres humanos, somos encorajados a sermos nós mesmos e fazermos o que quisermos, mas apenas algumas coisas são aceitas. Eles não dizem exatamente “seja você mesmo”, mas sim “seja quem eu quero que você seja”. O propósito desse vídeo é fazer você pensar e perceber em que tipo de mundo vivemos.

Vamos por partes?

Quando a caderneta pergunta se os outros bonecos veem as nuvens no céu, eles dizem que não. Então ela diz para olharem mais uma vez e coloca um monóculo no próprio olho. Aí os bonecos veem o que ela quer que eles vejam como o chapéu, o gato, entre outros. Mas quando o boneco amarelo tenta ser criativo, e desenha um palhaço, a caderneta diz “Não, o palhaço não é aceitável”. Depois disso, quando ela sugere usar folhas e gravetos para escrever o nome de suas cores favoritas, preste atenção na roda de cores. Você verá apenas as cores azul, amarelo, vermelho, marrom e bege. Quando um boneco escolhe verde, a caderneta diz que aquela não é uma cor criativa porque não está na roda de cores. Verde não é aceitável e, logo, não pode ser sua cor favorita.

Agora as coisas começam a ficar estranhas.

A música acelera e começa a ficar meio distorcida. Vemos a mão dos bonecos rapidamente fazendo várias coisas. Quando a tela gira ao redor da mesa, é possível ver a cadeira de um diretor, a câmera e um microfone. Isso sugere que é uma cena feita em Hollywood. Hollywood é de onde essas idéias gerais de como agimos como pessoas vem. É de onde surge toda a corrupção da sociedade atual. Depois disso, os bonecos começam a pirar. Colocam glitter num coração humano, comem bolo de cérebro, entre outras coisas mais. As coisas ficam malucas.

Em seguida tudo volta ao normal, e a caderneta diz “Vamos todos concordar em nunca mais sermos criativos de novo”.

Esse vídeo basicamente mostra que aprendemos desde muito pequenos (Detalhe para o tema de programa infantil tocando e a música) a sermos individuais, sermos únicos, mas o que eles realmente querem é que sejamos todos iguais. A sociedade não está aberta à pessoas únicas, mas se faz parecer que sim. Esse vídeo fez você pensar no mundo em que vivemos? Pois deveria. Esse vídeo é a realidade da sociedade atual.”

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...