quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Ameba comedora de cérebro

Ameba "zumbi" ataca novamente nos Estados Unidos
A imagem que você vê acima mais parece uma máscara de palhaço de um filme de terror macabro — e não podemos negar que também lembra um pouco aquela do “Todo Mundo em Pânico” —, no entanto essa é uma visão microscópica da amebaNaegleria fowleri, que aterroriza quem frequenta as águas de lagos, rios e até parques aquáticos nos Estados Unidos durante os meses de verão.
Essa ameba entra pelo nariz das pessoas e vai direto para o cérebro onde destrói o tecido cerebral, provocando um tipo de meningite parasitária, a meningoencefalite amebiana primária, ou PAM. Conhecida pelo termo de "ameba comedora de cérebro" faz com que ela pareça um microscópico zumbi perseguidor de crânios. No entanto, os pesquisadores explicam que o cérebro é um alimento acidental para elas.
Isso acontece porque normalmente elas se alimentam de bactérias, mas quando ela se instala nos seres humanos, utilizam o tecido cerebral como principal fonte de alimento, pois é a mais próxima de sua entrada (pelas vias respiratórias). Por isso, os médicos e pesquisadores têm alertado quem vai nadar nesses lugares, a não mergulhar ou tapar o nariz com a mão ou com um clipe específico para isso.

Casos

O caso mais recente da doença causada pela Naegleria fowleri aconteceu neste ano com uma menina de 12 anos, no estado norte-americano do Arkansas. O Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) confirmou que Kali Hardig contraiu a doença depois de nadar no Willow Springs Water Parkn, emLittle Rock.
Ela foi levada para um hospital local um dia depois de visitar o parque aquático (que tem lagos artificiais e piscinas). "Eu não conseguia fazer a febre dela baixar. Ela disse que a cabeça doía demais. Então, ela começou a vomitar e a virar os olhos”, disse a mãe da menina ao Live Science.

Fonte:Live Science

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...